Andirá - PR

Andirá teve como início da sua fundação o ano de 1.927, quando aconteceu o prolongamento da estrada de ferro, da então Rede Viação São Paulo-Paraná. Construiu-se naquela localidade, uma estação com o nome de Ingá (fruta silvestre abundante na região), nas terras de Bráulio Barbosa Ferraz. O pioneiro, na ânsia de prosperar com o progresso advindo dos trilhos de aço, dividiu em lotes cinco alqueires, aproximadamente, expondo-os à venda, dando início ao núcleo urbano.

Barbosa - SP

Localiza-se a uma latitude 21º16'00" sul e a uma longitude 49º56'57" oeste, estando a uma altitude de 386 metros. Sua população estimada em 2010 era de 7.235 habitantes.

Bastos - SP

Bastos é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º55'19" sul e a uma longitude 50º44'02" oeste, estando a uma altitude de 445 metros. Sua população estimada em 2010 era de 20.445 habitantes

Bilac - SP

A colonização da região teve início em 1917 com um loteamento de uma gleba da "Brazil Plantation Sindical"[6] , formando o povoado de "Córrego da Colônia". Membros da Sociedade Vila Conceição, composta por imigrantes japoneses atraídos pelo solo fértil da região adquiriam as terras, onde vários imigrantes japoneses que trabalhavam nas fazendas de café vieram se estabelecer. Posteriormente famílias italianas e espanholas também se estabeleceram ali.[7]

Dado o progresso da agricultura e o desenvolvimento econômico, em 10 de fevereiro de 1923, a Câmara Municipal deBirigui elevou o povoado à condição de Vila, com a denominação de Vila Nossa Senhora da Conceição, em homenagem à padroeira local. E em 18 de abril de 1925, foi oficializada da escritura de doação para o patrimônio, data considerada aniversário do município.

E a continuidade do progresso e crescimento da vila seguiram, em 1928 foi instalado o cemitério público e em 1930 o Distrito Policial.

Em 18 de agosto de 1933 a vila foi elevada a Distrito, que devido ao grande número de descendentes nipônicos, adotou a denominação "Nipolândia".

Borborema - SP

Há antigos mapas do Estado de São Paulo datados, do começo do século passado, apontam para uma grande parte do oeste identificada como “terrenos inexplorados”. A guarda avançada nessa boca de Sertão era a cidade de Araraquara. Daí em diante, rumo às barrancas do Rio Paraná até o Porto Taboado, na divisa com Mato Grosso, havia uma estrada precária. Era a via de penetração para o interior, pontilhada de lugarejos que deram origem às importantes cidades ao longo da antiga Estrada de Ferro Araraquarense. Nesse percurso, depois de Araraquara vinha Matão, o lugar mais perto e de maior conveniência para o comércio dos municípios de Boa Vista das Pedras atual Itápolis, Ibitinga, e para os poucos habitantes que se localizavam na antiga vila de Fugidos.

Brasilândia - MS

Brasilândia é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul

Buritama - SP

O nome Buritama tem origem no vocábulo indígena que significa "terra dos buris". Do tupi buri: buri, uma palmeira (Polyandrococos caldescens); e etama: terra natal, a pátria.

Cafelândia - SP

O nome atual do município decorre da pujança dos então muitos milhões de pés que cobriam grandes áreas de terras outras, inclusive, pertencentes às famílias Simões, Junqueira, Mesquita, Moraes Barros, entre os maiores proprietários da época. Em outras palavras, esse avanço extraordinário, em solo que se desbravava apressadamente, inspirou o nome de Cafelândia, passando assim predominância para o mapa.

Cândido Mota - SP

Cândido Mota é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22°44'47" sul e a umalongitude 50°23'13" oeste, estando a uma altitude de 479 metros. Sua população estimada em 2014 foi de 31.063 habitantes.

Chapadão do Sul - MS

Chapadão do Sul é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul, Região Centro-Oeste do país. O município desponta como importante e próspera cidade de Mato Grosso do Sul, com seus mais de 23 mil habitantes

Chavantes - SP

Chavantes é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 23º02'20" sul e a uma longitude 49º42'34" oeste, estando a uma altitude de 563 metros. Sua população estimada em 2014 era de 12.482 habitantes.

Clementina - SP Com a chegada dos primeiros colonos japoneses e espanhóis em 1928, João Francisco Vasques formou um pequeno patrimônio, que lhe deu o nome de Patrimônio da Nova Era, que em 1932, passou a se chamar Patrimônio dos Vasques. Em 30 de novembro de 1944, pelo decreto 14.334, passou a ser distrito, pertencendo ao município de Coroados, foi quanto recebeu o nome de Clementina, em homenagem a filha mais velha do fundador. Mais tarde, em 31 de dezembro de 1953, a lei Nº2.456, o elevou a município, constituído pelos distritos de Clementina, Santópolis do Aguapeí e Lauro Penteado, e pertencendo a comarca de Birigui. Atualmente o município de Clementina é constituído pelos distritos de Clementina e Lauro Penteado. No dia 24 de junho se comemora, junto com o padroeiro São João Batista, o aniversário da cidade, mas a data de sua fundação é 20 de Junho de 1928.
Duartina - SP

Muito antes de chegar a estrada de ferro, a fertilidade de nossas terras havia atraído considerável número de desbravadores, que se estabeleceram onde hoje se situa a sede do Município de Duartina.

A fundação do núcleo humano é atribuída a Theodósio Lopes Pedroso, que em 13 de dezembro de 1.920, instituiu o PATRIMÔNIO DE SANTA LUZIA, fazendo, em seguida, doação do mesmo ao município de Piratininga.

Flórida Paulista - SP

Flórida Paulista é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º36'53" sul e a uma longitude 51º10'25" oeste, estando a uma altitude de 410 metros. Sua população estimada em 2016 era de 14.143 habitantes.

Gália - SP

Fundada em 14 de abril de 1928, o povoamento da região onde hoje o município se localiza teve início em 1906, quando o primeiro engenho de cana-de-açúcar foi instalado por Bernardo José dos Santos e sua família, precisamente nas terras localizadas entre as nascentes do rio Feio e Peixe. Logo em seguida, os coronéis Galdino Ribeiro e Eduardo de Souza Porto, entre outros, iniciaram um povoado às margens do ribeirão das Antas, dividindo os primeiros lotes e fazendo o traçado das ruas.

Guaiçara - SP

    Localiza-se a uma latitude 21º37'19" sul e a uma longitude 49º47'55" oeste, estando a uma altitude de 461 metros. Sua população estimada em 2006 é de aproximadamente 10.357 habitantes. Guaiçara está em pleno desenvolvimento sendo uma das que mais cresceram na região centro-oeste paulista. Um dos destaques da cidade é a Estação Criatividade - Geraldino da Silva, onde uma antiga estação ferroviária da Noroeste do Brasil (NOB) foi restaurada, dando início a um espaço cultural

Guararapes - SP

O Município de Guararapes, é formado por habitantes das mais variadas origens e nacionalidades: italianos, portugueses, libaneses, suíços, franceses, espanhóis, africanos, alemães e japoneses.

É um município que surgiu espontaneamente, mas seu traçado preestabelecido, obrigou os seus ocupantes a fazerem construções obedecendo as normas desse traçado. O traço urbano tem a forma de um tabuleiro de xadrez, com ruas retas e quarteirões quadrangulares

Herculândia - SP

Em 1923, os portugueses Antônio Pereira da Silva e seu filho José Pereira da Silva compraram 53 alqueires de terra e marcaram o povoado de Alto Cafezal, um dos três que dariam origem ao município de Marília. Quatro anos depois, José Pereira da Silva deixou Alto Cafezal e se estabeleceu, com a família, na região do Ribeirão Iacri, onde fundou o povoado de Sant"Ana.

Iacanga - SP

Iacanga é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º53'24" sul e a uma longitude 49º01'29" oeste, estando a uma altitude de 422 metros. Sua população estimada em 2014 pelo IBGE EM 11.206 habitantes.

Ipaussu - SP

Ipaussu do Estado do São Paulo. Os habitantes se chamam ipauçuenses.
O município se estende por 209,7 km² e contava com 13 746 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 65,6 habitantes por km² no território do município.

Irapuã - SP

Irapuã é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º16'46" sul e a uma longitude 49º24'32" oeste, estando a uma altitude de 428 metros. A cidade tem uma população de 7.275 habitantes e área de 257,9 km².

João Ramalho - SP

A origem de João Ramalho aconteceu em meados de 1920, quando o Coronel Benedito Soares Marcondes, o Osvaldo Sampaio e o Clóvis Dias Valente compraram as terras desta região e construíram as habitações dos primeiros moradores que se instalaram junto as vertentes do Ribeirão São Mateus, assim como fizeram as estradas que ligavam o novo povoado às cidades vizinhas.

Luiziânia - SP

O município de Luiziânia, foi o resultado de um empreendimento imobiliário da empresa COIMBRA BUENO & CIA LTDA, no ano de 1941, que fez um loteamento denominado "Luiziânia", nome este que foi inspirado em uma das propriedades loteadas e que mais tarde daria o nome ao Município de Luiziânia.

O desenvolvimento urbano compreendia cerca de 3 mil lotes em um plano de urbanismo tecnicamente estudado de acordo com modernos preceitos de engenharia, observados pontos de tráfico, largas avenidas, ruas, praças e espaços livres.

Maracaí - SP

Maracaí é um município brasileiro do estado de São Paulo. O povoamento foi fundado em 1905, tendo sido declarado município em 19 de dezembro de 1924 e instalado em 24 de março de 1925. 

Martinópolis - SP

Martinópolis é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º08'45" sul e a uma longitude 51º10'15" oeste, estando a uma altitude de 488 metros. Sua população estimada em 2009 era de 25.533 habitantes

Mirandópolis - SP

Mirandópolis é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º08'01" sul e a uma longitude 51º06'06" oeste, estando a uma altitude de 429 metros. Sua população estimada em 2016 era de quase 30.000 habitante

Osvaldo Cruz - SP

Osvaldo Cruz é um município brasileiro do estado de São Paulo. Foi fundado com o nome de Califórnia em 6 de junho de1941 por Max Wirth, um cidadão suíço. Em 11 de novembro de 1941 foi elevada a distrito, sendo que em 1 de janeiro de1945 foi criado o município que recebeu o nome em homenagem ao proeminente cientista brasileiro Oswaldo Cruz.

Possui dois feriados municipais, em 6 de junho (data de fundação da cidade) e 19 de março (dia de São José, padroeiro da cidade)

Pacaembu - SP

A partir do avanço da Companhia Paulista de Estrada de Ferro rumo ao rio Paraná, por volta de 1925, foram plantadas lavouras que atraíram um maior número de agrupamentos humanos para o Oeste Paulista

Palmeira d'Oeste - SP

Palmeira d'Oeste é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 20º24'59" sul e a uma longitude 50º45'43" oeste, estando a uma altitude de 433 metros. A cidade tem uma população de 9.584 habitantes e área de 319,2 km²

Palmital - SP

O pioneiro João Batista de Oliveira Aranha e sua família imigrou do município de São Manuel em 1886 e instalou-se na região do antigo bairro Palmital, no município de Campos Novos Paulista. O povoado recebeu o nome de Palmital devido à grande quantidade de palmeiras existentes no local.

 

Panorama - SP

O povoado de Panorama foi criado no município de Paulicéia, com terras desmembradas do distrito deGracianópolis. O projeto da extensão ferroviária da Cia. Paulista de Estrada de Ferro, foi o causador do desenvolvimento do município. 

Parapuã - SP

Parapuã é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º46'05" sul e a uma longitude 50º46'18" oeste, estando a uma altitude de 486 metros.

Paulicéia - SP

Paulicéia é um município brasileiro situado no oeste do estado de São Paulo, localizado a uma latitude 21º19'04" Sul e a uma longitude 51º49'50" Oeste, estando a uma altitude de 328 metros e distante 695 km da capital estadual.

Pirajuí - SP

Até 1888, a região entre os rios Dourado e Feio era habitada por índioscouvades. A partir desse ano e do ano seguinte, exploradores como João Justino da Silva, Joaquim de Toledo Piza e Almeida, Adão Bonifácio Dias, Leão Cerqueira, Ignácio Vidal dos Santos Abreu, Luiz Wolf, Clementino Rodrigues da Silva e Salvador da Costa Sarico começaram a plantar café na região. 

Piratininga - SP

   A ocupação da área do atual município de Piratininga ocorreu a partir do final do século XIX, no segundo momento da expansão cafeeira pelo interior do estado de São Paulo. A data considerada como de fundação da cidade (18/05/1895) refere-se ao dia em que o Sr. Manoel Pedro Carneiro efetivou a doação por de uma área de terra no contraforte da Serra de Agudos para a constituição de um patrimônio denominado “Santa Cruz dos Inocentes”. No entanto, somente em 1905, com a chegada dos trilhos da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e o loteamento de outra área doada à essa empresa, é que se deu a formação da Vila de Piratininga. O nome “Piratininga”, foi uma analogia à cidade de São Paulo, pela semelhança ao seu traçado original.

Planalto - SP

Planalto é um município brasileiro do estado de São Paulo. A cidade tem uma população de 4.463 habitantes. Planalto pertence à Microrregião de São José do Rio Preto.

Potirendaba - SP

Com 15.449 mil habitantes (segundo dados do IBGE), Potirendaba é hoje uma das cidades mais promissoras do Noroeste Paulista. O município vive um dos melhores momentos de sua história. A cidade está estrategicamente localizada numa rica região que oferece toda infraestrutura necessária para grandes empreendimentos.

Quatá - SP

A pré-história de Quatá como a de toda a região Oeste do Estado de São Paulo abrangida pelos rios Aguapeí, do Peixe e Paranapanema, penetrando ao Sul no rumo de Campos Novos, hoje Estado do Paraná, pertence ao império selvagem dos índios Caingangues ou Coroados, que aliás ligavam as suas aldeias no sentido Norte-Sul, pôr uma trilha aberta na selva e conhecida pelo nome de "Caminho dos Macaúbas". Até o princípio do século XX, os mapas de São Paulo assinalavam essa imensa região com uma expressão genérica e imprecisa: "terras desconhecidas e habitadas pôr índios".

Queiroz - SP

Em maio de 1938, Joaquim Ferreira Gandra, procurador de Heitor Ferreira Gandra, tomou a iniciativa de desmembrar a Fazenda Paiquerê, esta desmembrada da Fazenda Guatuporanga, um lote de terra com a área de 58 alqueires, compreendido entre os Rios Caingangs, Aguapeí ou Rio Feio e o Rio Tibiriçá, dos quais 10 alqueires seriam para a fundação de um Patrimônio. Esta área foi desmembrada do Distrito de Paz de NOVOS CRAVINHOS um dos que pertenciam a comarca de Marília. 

Quintana - SP

Quintana é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º04'21" sul e a uma longitude 50º18'27" oeste, estando a uma altitude de 595 metros. Sua população estimada em 2004 era de 5.574 habitantes

Rancharia - SP

Rancharia é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º13'45" sul e a uma longitude 50º53'35" oeste, estando a uma altitude de 519 metros. Sua população estimada pelo IBGE em 2016 era de 29 779 habitantes.

Regente Feijó - SP

     A história do município paulista de Regente Feijó está intimamente ligada à Estrada de Ferro Sorocabana, que inaugurou sua estação em Memória (nome primitivo do lugar, em alusão ao ribeirão Memória) em 1919, e possui como principais fundadores: Capitão Francisco Witaker, Augusto Vieira, Antônio Vieira e Joaquim Lúcio Fortunato.

Reginópolis - SP

Reginópolis é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a 21º53'17" de latitude sul e 49º13'31" de longitude oeste, a uma altitude de 391 metros. Sua população estimada em 2017 era de 9.042 habitantes.

São Pedro do Turvo - SP

São Pedro do Turvo é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º44'49" sul e a uma longitude 49º44'23" oeste, estando a uma altitude de 457 metros. Sua população estimada em 2015 era de 7 567 habitantes.

Tarumã - SP

Tarumã é um município brasileiro localizado na região oeste do estado de São Paulo, foi fundado em outubro de 1927 e emancipado de Assis na década de 90

Tupi Paulista - SP

A origem do antigo povoado de Tupi, atual Tupi Paulista, situado na zona da Alta Paulista, no espigão entre rio do Peixe e rio Aguapeí, banhado pelos ribeirões dos Marrecos e Nova Palmeira, assemelha-se a de tantos outros povoados da região: a venda de uma gleba de terras para resolver problemas de isolamento e ausência de vias de comunicação com outros centros urbanos.

Urupês - SP

Urupês é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º12'06" sul e a uma longitude49º17'24" oeste, estando a uma altitude de 436 metros. Tem população de 14.281habitantes (IBGE/2017) e área de 323,7 km²

Valparaíso - SP

Localizado às margens da Rodovia Marechal Rondon – SP 300, a 625 km da capital do estado, Valparaiso situa-se no Noroeste do Estado de São Paulo – 9ª Região Administrativa.Fundada por colonizadores no ano de 1937 Valparaiso era cercado por grandes fazendas de café, algodão, milho, pecuária de corte e leiteira.

Vera Cruz - SP

Vera Cruz é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º13'11" sul e a uma longitude 49º49'10" oeste, estando a uma altitude de 628 metros. Sua população estimada em 2004 era de 11.107 habitantes.